AGORA É LEI: CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVE SER NOTIFICADO POR HOSPITAIS


Os hospitais, postos de saúde e clínicas públicas ou privadas serão obrigados a comunicar casos de embriaguez e uso de drogas por crianças e adolescentes aos seus responsáveis e ao Conselho Tutelar da região. É o que determina a Lei 7.829/18, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3/1).Segundo o texto, os órgãos públicos deverão apurar os fatos e tomar providências, inclusive com sanções previstas pela regulamentação. A unidade de saúde que descumprir a medida poderá ser multada em até 44.265,50 UFIRs-RJ, o equivalente a aproximadamente R$ 141,2 mil.“A droga mal usada, tanto lícita quanto ilícita, é inclusive fatal. Então temos que tomar medidas concretas para combater esse consumo pelas crianças e pelos jovens. A primeira coisa é ter uma estatística disso, para mensurar corretamente o tamanho desse problema no estado para que as políticas públicas possam atingir essas crianças e adolescentes”, avalia a autora da lei.
03.01.2018 - 10:04 Por Comunicação Social da ALERJ

LEI Nº 7829 DE 02 DE JANEIRO DE 2018.


DETERMINA A COMUNICAÇÃO, POR PARTE DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS E POSTOS DE SAÚDE, NAS OCORRÊNCIA DE EMBRIAGUES OU USO DE DROGAS POR CRIANÇA OU ADOLESCENTE.


O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:



Art. 1º Determina que os hospitais, postos de saúde e clínicas públicas ou privadas, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, comuniquem, à Delegacia da Criança e Adolescente Vítima - DCAV, ao Conselho Tutelar da região e aos pais ou responsáveis legais, as ocorrências, envolvendo crianças ou adolescentes que tenham sido atendidas nos setores de emergência por consumo excessivo de álcool ou por uso de drogas.

§1º A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA, o Conselho Tutelar da região e os pais ou responsáveis legais deverão ser imediatamente comunicados.

§2º Aos órgãos públicos caberão a apuração e circunstâncias dos fatos, estabelece responsabilidades pelo ocorrido e a decisão sobre as medidas cabíveis de conformidade com a lei vigente e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Art. 2º Em caso de descumprimento da presente lei por parte da unidade médica, incorrerá as seguintes penalidades para o infrator:

I - pagamento de multa no valor de 22.132,75 UFIRs-RJ (Vinte e duas mil, cento e trinta e duas Unidades Fiscais de Referência e setenta e cinco décimos).
II - pagamento de multa no valor de 44.265,50 UFIRs-RJ (Quarenta e quatro mil, duzentos e sessenta e cinco Unidades Fiscais de Referência e cinquenta décimos), em caso de reincidência.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, em 02 de janeiro de 2018.

LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Governador
 
 
Noticias:
03/08 - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Palestra Gratuita - A FEHERJ e a CLEAN Ambiental realizam no dia 09 de agosto de 2018 uma palestra sobre Requisitos de Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RDC 222 de 29/03/2018 que substitui a RDC 306
12/01 - Os hospitais, postos de saúde e clínicas públicas ou privadas serão obrigados a comunicar casos de embriaguez e uso de drogas por crianças e adolescentes aos seus responsáveis e ao Conselho Tutelar da região.
10/01 - Renovado o convênio AHCRJ / SINDHERJ e a Faculdade São Camilo - Rio de Janeiro
09/05 - O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) está lançando a sua plataforma de ensino à distância (EAD). Inicialmente, seis cursos estarão disponíveis na plataforma (http://ead.cbacred.org.br/)
09/05 - Gerenciamento de Risco. Este é o tema da terceira campanha desenvolvida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
09/05 - 12 de Maio - Dia dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio de Janeiro
   
 
Avenida Rio Branco, 257 salas 1509 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone 21 2544-0877 - Fax: 21 2240-1746 - Email: sindherj@sindherj.com.br